Batom com chumbo! Precauções!

batom

 

Bom dia, leitoras do Cabelos e Dicas!

Durante a semana, na parte da manhã, uma das minhas primeiras atitudes é verificar as 300 contas de e-mail. Tem o e-mail corporativo, o e-mail pessoal, o e-mail da minha loja virtual, o e-mail do blog e etc.

Hoje, checando o e-mail pessoal, eis que recebo uma mensagem do meu noivo com seguinte título: “Maquiagem faz mal a saúde”!

Até aí nenhuma grande novidade, porque, segundo ele, eu deveria parar de fazer escova progressiva e utilizar alguns produtos.

Eu até tenho algumas preocupações e restrições, como, por exemplo, produtos que são testados em animais e que contenham parabenos. Tento verificar essas informações antes de adquirir.

A reportagem que recebi é da Folha de São Paulo e é realmente interessante, pois diz respeito a algo que utilizamos DIARIAMENTE, o batom!

A chamada é a seguinte: “Nível de metais em batom é maior do que se pensava”. A reportagem é de Deborah Blum, do New York Times.

Leia abaixo um trecho:

“Um rosa suave, um vermelho vivo e até um roxo cianótico. Milhões de mulheres e meninas usam batom todos os dias. E não é só uma vez: aquelas mais preocupadas com o estilo retocam a cor dos lábios mais de 20 vezes por dia, segundo estudo recente. Mas será que elas não estão expostas também a metais tóxicos?

A questão chamou a atenção do público pela primeira vez em 2007, com um relatório da Campanha por Cosméticos Seguros a respeito da contaminação por chumbo em batons.

Há indicações de que batons de cores mais intensas possam conter uma carga metálica maior, por causa da contaminação nos pigmentos.

Alguns metais sem dúvida são absorvidos pelas mucosas. “A recomendação é que os consumidores usem o bom senso: para começar, não deixem as crianças brincarem com batons.”

Diante de tal notícia temos três alternativas. A 1ª é entrar em pânico e achar que já está contaminada (exagero, tá?!), a 2ª é parar de usar batom :( e a 3ª é pesquisar por marcas que utilizem outros recursos menos prejudiciais à saúde.

Aqui no Brasil, já podemos encontrar maquiagem orgânica, mas os preços ainda são salgados.

No Flor de Magnólia você encontra batons lindos, que além de nos deixar bonitas, cuidam dos lábios com ingredientes naturais.

A minha dica de hoje é que fiquemos atentas aos rótulos e composições.

E você, está disposta a mudar o hábito de comprar sem ler as especificações da embalagem?

Acho que vale a pena.

Não esqueçam de compartilhar o link com aquela sua amiga louca por batons!

Beijos e até a próxima.

Batom com chumbo! Precauções! 5.00/5 (100.00%) 3 votes

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

(Spamcheck Enabled)